Lula é aconselhado a virar ministro para fugir de condenação; ouça
Na gravação, um homem alerta Lula que não há defesa jurídica que o salvasse de uma condenação no processo
Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula /Divulgação
Em uma das conversas divulgadas na tarde desta quarta-feira, após retirada do sigilo de interceptação telefônica do ex-presidente, Lula é aconselhado a assumir um cargo de ministro no governo para obter foro privilegiado. À frente de um ministério, a investigação deixa de ser conduzida pelo juiz federal Sérgio Moro e passa a ficar aos cuidados do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na gravação, um homem alerta Lula que não há defesa jurídica que o salvasse de uma condenação no processo. Ele ainda sugere que há uma "guerra política" e insinua que o juiz federal Sérgio Moro é "tucano". Durante todo o período da ligação, o ex-presidente apenas ouve atentamente as orientações.
O áudio (ouça abaixo) foi obtido por Rodrigo Saconne, repórter do Grupo RBS.
Confira a transcrição do áudio:
"Tá. Eu li tudo o que saiu com relação a ti na semana passada. Tudo o que foi público, nada detalhado. Quando você lê aquilo, à luz do que eu aprendi com Alberto Carlos de Lima, tá. Assim, dizendo com clareza, eu não ‘tô’ aqui, né, colocando panos quentes. Eles te condenaram já, efetivamente. Tá, não tem defesa jurídica que salve, tá. Eu tô falando assim, tô falando com alarmismo mesmo, tá. É uma decisão individual daquele cara lá de Curitiba. Quando ele pega e toma a decisão, tá tomada, acabou. Eu acho que uma coisa está na mão de vocês, que é o ministério e acabou p***a. Sabe, eu acho, eu acho que é vacilação da parte de vocês. Tô falando genericamente, de um modo geral, tá. É uma guerra política, uma disputa política. O cara lá, juiz, até dá pra dizer um tucano, na verdade, entendeu. Né, a formação, o óculos dele e o cacete a quatro, entendeu. Tão com a mão na cabeça dele. Vai que esse cara é maluco e ousado o suficiente pra tomar uma decisão nessa direção. Você tem uma coisa na tua mão hoje. Usa c*****o! Entendeu, é alarmista mesmo pô. Vai incendiar o País se esse cara fizer. Ele não é um homem da política, entendeu?"
0 comentários:
Postar um comentário